22 de abril de 2016

SOPAS | da série: como eu amo o inverno!



Olá leitores, tudo bem com vocês?

O friozinho vem chegando e aquela vontade de comer sopa, também! Se você é um amante das sopas como eu, continue lendo esse post, nele eu vou falar como escolher a sopa certa, como preparar a sua sopa e como sempre, os benefícios! Sou assinante da revista ProTeste a alguns anos e essa matéria eu tirei de lá!



Eles fizeram uma pesquisa entre várias sopas instantâneas, elas são mais práticas e rápidas, mas fazem muito mal a nossa saúde, então, não abuse delas e se possível, prepare a sua! A pesquisa foi realizada com 6 marcas de sopas, comparando o sódio, que é o nosso maior vilão quando o assunto é esse tipo de alimento, apenas uma passou no teste, vamos conferir qual foi?







Como podemos ver, a sopa instantânea com menos teor de sódio foi da marca: KORIN, ela possui baixo teor de sódio e não contem aditivo glutamato monossódico.

Até aí tudo bem, mas Josi, o que é glutamato monossódico
Glutamato monossódico: aditivo com possível risco à saúde

Entre elas está o glutamato monossódico, que, apesar de ainda faltar embasamento científico, pode ter efeitos nocivos, como dores de cabeça, enjoos e indução ao ganho de peso. Tanto que na Europa há um limite de 10 gramas por quilo de alimento – parâmetro que adotamos para este teste, já que ainda não existe no Brasil. Nessa avaliação, a sopa da Korin foi o destaque, por não conter a substância em sua fórmula. Qualitá e Qualimax também tiveram bons resultados, por estarem dentro dos limites usados na Europa. Já as restantes – Maggi, Vono e Missoshiru – ultrapassaram a quantidade máxima e, por isso, saíram-se mal.

Minha opinião: Por mais que a Korin seja a marca mais segura para se comprar sopa, ela não deixa de ser um produto ultra processado, ou seja, passa por vários processos industrializados antes de chegar a sua mesa, para uma pessoa que busca ser saudável, não é a escolha correta, nem a que eu recomendo.

Foi apenas um teste, não para você compra-la, mas também para ter uma ideia da quantidade de sódio absurda que outras marcas vêm apresentando, além de aditivos ilegais.

Abaixo deixo com vocês duas receitas de sopas saudáveis e quentinhas para você saborear, com esse friozinho que vem chegando.


SOPA DE QUINOA

Ingredientes:



3 xícaras de quinoa

2 cebolas

1 dente de alho

Legumes variados de sua preferência (abóbora, milho, salsão, ervilhas, abobrinha, chuchu, batata, cenoura)

3 litros de caldo de verdura

1 colher (sopa) de Óleo de Coco

Sal e pimenta caiena a gosto


Modo de Preparo:

Refogue as cebolas e o alho bem picadinhos com um pouco de caldo de verduras e sal. Quando a cebola estiver ficando mole, junte os legumes picados em cubinhos. Adicione o resto do caldo de verduras e cozinhe até os legumes ficarem macios. Adicione a quinoa e cozinhe por mais 15 minutos. Se preferir, jogue umas folhinhas de cheiro verde e tempere com azeite, sal e pimenta caiena.


Informações Nutricionais por Porção:

Rendimento: 10 conchas

Calorias: 137,7kcal

Carboidratos: 22,8g

Proteínas: 5,2g

Gorduras: 1,7g



SOPA DE CEBOLA GRATINADA (Essa sopa era servida nos bistrôs de Paris, principalmente como prato principal, nas noites mais frias.)


Ingredientes:


300 g de cebolas

60 g de manteiga

1 colher de sopa de farinha de arroz ou farinha de amêndoas 

1 ½ litro de caldo de galinha (fresco ou preparado com um tablete de caldo concentrado)

1 baguete

150 g de queijo ernental ralado

Sal e pimenta-do-reino moída



Modo de Preparo:
Descasque e fatie as cebolas. Doure-as com a manteiga, em fogo bem baixo. Polvilhe a farinha e prolongue o cozimento por mais 3 minutos, sem parar de mexer. Pré-aqueça o forno a 160°C. vá acrescentando o caldo de galinha aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau. Coloque sal e pimenta. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Deixe reduzir para que a sopa não fique muito líquida. Enquanto isso, corte a baguete em rodelas e doure-as no forno. Regule o forno em 260°C. despeje a sopa numa sopeira que possa ir ao forno ou em tigelinhas individuais. Ponha o pão sobre a sopa, espalhe o queijo por cima, leve ao forno e deixe gratinar. Sirva imediatamente.


Receita retirada do livro Sopas, da coleção 100% Prazer



E então, gostaram do post mais quentinho do Blog?

Continue acompanhando, logo logo, mais receitas para você saborear. Um beijo e até a próxima!

Fontes: PRO TESTE, MINHA VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.